terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gardel, Schlee e Os limites do impossível


O pequeno grande leitor - Foto J. Passos

Em 2008 assistimos ao filme uruguaio "O banheiro do Papa" em lançamento nacional aqui em Brasília. Estava há dois anos longe da fronteira e a visão daqueles paisanos bagageando de bicicleta pelos campos de Aceguá me trouxe todo o mundo de Jaguarão e Rio Branco à tela grande do cinema e ao meu imaginário.
Enquanto mirava emocionado aquelas engenhosidades do povo, gambeteando la suerte, me recordei de alguns contos do livro do Schlee, " El dia en que el Papa fué a Melo" e pensei , que sem dúvida, os roteiristas do " Baño del Papa" deveriam tê-lo lido.
Aldyr Garcia Schlee é o mestre da narrativa desse universo em que não há linha divisória, dessa fronteira sem fronteiras e, ao mesmo tempo, duplamente fronteiriço, tanto na identidade como na linguagem .
Em novembro de 2009, ganhei de presente de minha filha, a mais recente obra do escritor jaguarense radicado em Pelotas, estes Contos Gardelianos que vão tramando e ultrapassando os limites do impossível.
Leitura obrigatória.
Leitura para gente grande!

Os limites do Impossível:

"A 24 de junho de 1935, Carlos Gardel morreu carbonizado, vítima de um misterioso e até hoje inexplicado desastre aéreo ocorrido dez minutos depois das quinze horas daquele dia, no aeroporto de Medellín, na Colômbia.
Só um passageiro sobreviveu ileso a o trágico acidente: foi um tal Flynn, que no momento da decolagem sentara-se junto à porta ainda destrancada do trimotor F-31 onde estava Gardel; e, vendo que o seu avião se projetava sobre o outro, parado na pista, surpreendentemente atirou-se da aeronave em movimento, conseguindo escapar com vida.... De Carlos Gardel sobrariam uns dois ou três mínimos objetos: algumas moedas de ouro; e, apenas cahamuscado, o seu passaporte, com a indicação do nome do cantor e a seguinte anotação:
Nacido en Tacuarembó - Uruguay"

"A partir da ideia estarrecedora de que o nascimento de Carlos Gardel ocorreu em Tacuarembó, no Uruguay, fruto de incesto e estupro, os contos deste livro transitam por algumas versões do espantoso acontecimento". (Aldyr G. Schlee)


Jorge Passos

Livro: Os limites do Impossível
Aldyr Garcia Schlee
Ed. ArdoTEmpo, Porto Alegre, 2009.

Em busca na internet encontrei este e mais títulos do Schlee, na estante virtual e livraria cultura.

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...