quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O púcaro búlgaro - Teatro da Caixa - Brasília

Foto divulgação Guga Melgar


Retorna ao Palco da Caixa em Brasília a premiada Peça "O Púcaro Búlgaro", com o consagrado diretor Aderbal Freire-Filho O diretor retorna ao gênero romance-em-cena com o texto de Campos de Carvalho e elenco premiado.

“O Púcaro Búlgaro” é a encenação do texto homônimo de Campos de Carvalho. A peça conta a história de Hilário, o personagem central do romance, que descobre um púcaro búlgaro numa pequena sala do Museu Histórico de Filadélfia. A partir daí, obcecado por esse fato, move mundos e fundos a fim de organizar uma expedição que pudesse comprovar ou não a existência da Bulgária (já que da existência dos púcaros ele não duvida). “O Púcaro Búlgaro intercala um humor popular e escrachado com outro sofisticado, cheio de referências cultas, mais sutil. Campos de Carvalho é mestre nisso. É um extrato de humor especialíssimo, herdeiro do humor extremado de Rabelais”, explica Aderbal.

O retorno do romance-em-cena tem uma explicação: é a preservação do texto original, principal característica do gênero. “O que faço é explorar ao máximo as possibilidades teatrais desse material literário. A razão é querer manter o sabor que as palavras e as descrições de personagens e lugares têm no original. Mas como não há um narrador em cena, cabe aos personagens fazer as narrações, inclusive sobre si próprios. Sem adaptação, obviamente o que eles dizem fica na terceira pessoa, assim como faz o Pelé”, diverte-se Aderbal. “Dessa forma, tento levar às últimas conseqüências a natureza ilusória da cena, brincando o tempo inteiro com a verdade e a mentira, com a farsa da representação”, conclui. “A literatura que eu gosto, as coisas que me atraem são levadas pela força do riso e a nobreza do humor, do riso é fundamental. Todos os romances-em-cena são muito divertidos”.

Local: Teatro da Caixa - SBS Qd. 4, - Asa Sul - 3206-9448/6456
Data: Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Preço inteira: R$ 20
Preço meia: R$ 10 (para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores e empregados da Caixa, para portadores do Cartão Petrobras na compra de até 2 ingressos)


De: 16/09/2010
Até: 19/09/2010

A CONFRARIA INDICA!

Já viu e vai ver de novo!

Fonte: http://divirta-se.correioweb.com.br

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=155834&t=o-pucaro-bulgaro-chega-a-capital-paranaense

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...