quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BPP - Conversa sobre Livros


Juntamente com os parceiros institucionais da programação especial BPP 135 ANOS / LETRAS E VERSOS DE FRONTEIRA, a Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) convida para o evento CONVERSA SOBRE LIVROS , no próximo dia 28 de outubro . Inicio às 19:30 horas, no salão térreo da BPP.

Tema: a arte do traço, humor gráfico e literatura infantil
Convidado especial: Renato Canini
Convidados: André Macedo, Ricardo Freitas e Wagner Passos

Humor gráfico e a arte do traço
Na programação de aniversário da BPP a noite de quinta (28) está reservada para autores que passam suas mensagens com raras palavras - ou mesmo sem palavras. Dentro do espaço Conversa sobre Livros - às 19:30 horas, no salão térreo - profissionais do traço ( humor gráfico, quadrinhos, charges) reúnem-se em torno do convidado especial, Renato Canini. Nascido em Paraí - RS, em 1936 e residindo em Pelotas já há alguns anos, Canini é uma das referências nacionais na arte do traço. Criador de vários personagens, ilustrador de mais de 50 livros infantis , participou das principais publicações dedicadas ou com espaço para o humor gráfico , inclusive do PASQUIM , criado por Ziraldo, Millor, Jaguar e outros no final dos anos 60. Formador de uma geração de cartunistas e humoristas gráficos, o semanário carioca teve ainda uma segunda fase, no início desta década, sob o título Pasquim 21. André Macedo ( Pelotas) Ricardo Freitas(Donga - de Arroio Grande) e Wagner Passos ( Rio Grande) estão entre os convidados para a conversa com Renato Canini. Conversa sobre Livros tem entrada franca, como todos eventos da BPP.


Parceiros e apoiadores

Coordenada por um Grupo de Trabalho integrado por 15 ativistas culturais de Pelotas e região, a programação especial BPP 135ANOS/Letras e Versos de Fronteira tem o aval institucional e a parceria do Ministério da Cultura do Brasil (MINC) , Ministério da Educação e Cultura do Uruguai ( MEC/UY) , Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-SUL) e Comissão Cultural das Cidades de Fronteira Brasil-Uruguai. Como apoiadores das atividades culturais assinam o SESC-RS e outras 31 entidades do RS e Uruguai.

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...