sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Clubes Negros: Patrimônio Cultural?

Fotos J. Passos
No dia 18 de novembro, no Clube 24 de Agosto, teve sequência a programação da Semana da Consciência Negra.

A Profa. Dra. Rosane Rubert – Departamento de História e Antropologia, ICH.,UFPel falou sobre a temática: “Clube Cultural Fica Ahi Pra Ir Dizendo: o processo de transformação em Centro de Cultura Afro-brasileira.”



“Entre o Diário e a Folia: fragmentos carnavalescos do Clube 24 de Agosto” foi o assunto abordado por Juliana Nunes – Acadêmica do Curso de História – UFPel .
Numa palestra que emocionou os ouvintes, por estarem presentes muitas pessoas que fazem parte da história dos Cordões que deram origem ao Clube 24 de Agosto. A pesquisadora encerrou sua fala com a frase: "O Clube é o nosso Quilombo".


Luis Carlos de Oliveira, Rep. Comissão Nacional de Clubes Socias Negros, Conselheiro do CODENE , Secretário de Relações Institucionais do Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS, falou sobre a importância do espaço dos clubes negros não ficar restrito ã recreação, mas sim estar aberto à comunidade para projetos de desenvolvimento social e humano, por exemplo, a inclusão digital.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante em Jaguarão a existência de Clubes Sociais dos Negros, supostamente socialmente excluídos. Seria uma mera reprodução passiva do modelo do qual não fazem parte? Isso representa uma aceitação passiva desse modelo de exclusão ou um movimento de resitência? Também pode representar a consolidação da fragmentação étnica e social das no Rio Grande do Sul?
Fábio.

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...