quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DE GUAXOS E DE SOMBRAS - Um ensaio sobre a identidade do gaúcho

Fotos J. Passos


No terceiro dia do ciclo de Palestras da Unipampa na II Feira Binacional do Livro em Jaguarão o assunto foi a identidade do gaúcho. A partir de um estudo centrado nas obras de Guiraldes e Barbosa Lessa, a autora do livro "DE GUAXOS E DE SOMBRAS - Um ensaio sobre a identidade do gaúcho" , Joana Bosak, expôs um pouco da trajetória da pesquisa e elaboração do texto final.


“Hoje é claro, todos sabemos. Ser gaúcho explica-se por modelos, tradições, memórias e imagens. Em Tóquio, Fortaleza, Paris, Erebango ou Los Angeles, alguém pode querer ser gaúcho, ou rever os ares do pago; ...O mesmo patrimônio que coloca o gaúcho no mapa étnico mundial anima vários níveis da comunicação e uma economia complexa. ...Esse fenômeno é o resultado um programa de memória cultural realizado desde meados do ‘seculo XX, no qual estudiosos e criadores enfrentaram o desafio de pesquisar, documentar e animar a cultura regional, com arte, literatura e programas de ação. Realizaram uma das invenções mais consistentes da modernidade, que deu forma e presença a uma bela herança cultural da América Latina.
Neste livro, Joana Bosak faz jus a essa herança e nos apresenta, com ótimo estilo e clareza didática, o resultado de pesquisa preciosa sobre dois avatares meridionais, e o seu papel decisivo na construção do imaginário guaxo: o argentino Ricardo Guiraldes e o brasileiro Luiz Carlos Barbosa Lessa...”.


Francisco Marshall – Prof. Do Depto de História da UFRGS, fundador e curador cultural do StudioClio – Instituto de Arte & Humanismo.


Joana Bosak nasceu e mora em Porto alegre. Possui formação e mestrado em história e doutorado em literatura comparada pela UFRGS, onde já foi professora das duas áreas. Desde a graduação, interessou-se pelos temas da identidade regional e das coisas do Sul.Como professora e pesquisadora, atua em estudos transversais que vão da história à literatura, passando pelos estudos culturais e pela moda. Tem trabalhos publicados no Brasil, na Espanha e nos Estados Unidos.

Fonte: Sobrecapa livro.


Na feira, você encontra este livro na Banca da Livraria Contexto.

Também aqui : http://www.dublinense.com.br/livros/de-guaxos-e-de-sombras/

A Confraria Indica!


Um comentário:

Joana B disse...

Muito obrigada, Jorge, muitíssimo obrigada amigo Carlos Rizzon pela oportunidade. Valeu muito me aproximar, através de nosso breve convívio, do meu objeto tão querido.
Me senti muito acolhida e a participação do público foi essencial. Muito grata estou! Grande abraço,
Joana

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...