segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DO PAMPA AO SERTÃO

Fotos J. Passos



Inaugurando o Ciclo de Palestras promovido pela Unipampa na II Feira Binacional do Livro, a Prof. Mitizi de Miranda Gomes da UFpel fez uma breve exposição sobre o livro, inicialmente tese de doutorado apresentado na UFRGS em 2006, "Do Pampa ao Sertão, as formas do outro nas traduções de Sarmiento, Eduardo Acevedo Diaz e Euclides da Cunha."

A VOZ DO OUTRO, A VOZ DA FRONTEIRA "A tese de Mitizi de Miranda Gomes é um passeio: melhor, é um passeio múltiplo. Queres entender um pouco melhor a história de nossa fronteira sul, tão mal contada em nossos manuais? Vai lá: a tese conta essa história marginal. Queres aprender sobre nossos autores fronteiriços, sobre uma língua unica existente no Rio da Prata? Desafio maior: imagina ser apresentado pro texto de Euclides da Cunha em espanhol americano e entender como se dá a tradução desse tipo de texto tão peculiar pra outro universo aparentemente tão diverso? " (Joana Bosak de Figueiredo - Prefacio - fragmento)


Você encontra este livro na Feira, na banca da Livraria Contexto.

A Confraria indica!


3 comentários:

Joana B disse...

A Mitizi merece todos os elogios. O seu trabalho é um luxo. Há que ser lido!

Mitizi Gomes disse...

Abrir o Ciclo de Palestras para mim foi uma honra... principalmente em Jaguarão - cidade de que tanto gosto! Mas não percam a continuidade das palestras... hoje é a Joana Bosak, que tem um trabalho magnífico!

Anônimo disse...

Eu fico muitíssimo feliz por ver minha colega divulgando seu trabalho nas bandas da minha terra natal.
Aproveitando, parabéns pelo blog e pela feira!
Um abraço, Janaina Brum

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...