quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A experiência da leitura coletiva - Audiolivros

Fotos J. Passos
Dando sequencia ao ciclo de palestras realizado no dia 23, a Professora da Unipampa, Cátia Goulart abordou o tema do audiolivro e os projetos que está desenvolvendo nessa área.

Até o século X, a leitura era coletiva e inclusive a leitura silenciosa e individual era vista como algo pecaminoso. Com a popularização da linguagem escrita, do ensino e da imprensa por meio da criação dos jornais o leitor individual assume a cena.

O prazer da leitura ouvida, coletiva nos acompanha desde crianças, o prazer de pedir a alguém que nos conte uma história. Quando adultos essa atividade é mais rara. O rádio exercia muito bem essa função.

Na leitura compartilhada, esta deixa de ser um ato privado, relação íntima e sem testemunhos e torna-se um espaço em que o leitor se transforma em ouvinte leitor.

Estes foram alguns pontos abordados na palestra da Cátia.

Cremos que para a próxima feira possamos realizar uma "Meia Maratona" literária como experiência de leitura coletiva. Vai ser legal!


O patrono da feira recebendo os audio livros da Cátia

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...