segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Em Jaguarão

Reproduzimos do blog do Anderson Pereira Correia


Entre os dias 12 e 15 de Dezembro estive em Jaguarão. Fui fazer provas do concurso da UNIPAMPA (História da América). Sai de Alegrete às 10 horas da manhã do domingo, cheguei em Pelotas às 18 horas. Peguei ônibus em Pelotas às 20:30 e cheguei às 23:15 em Jaguarão. Encontrei a "Pousada do Pinheiro".

No concurso não fui bem (ganhei experiência), mas conheci a cidade de Jaguarão.

A cidade possui um rico e preservado patrimonio arquitetonico. Muitas casas do inicio do seculo XX em ótimo estado de conservação.

Visitei o Museu Carlos Barbosa Gonçalves, o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, fui no Cemitério (muito bonito) e visitei a cidade de Rio Branco na República Oriental do Uruguay.

Abaixo, vista do lado oeste da praça central de Jaguarão.


A seguir, foto do Museu Carlos Barbosa Gonçalves:

Carlos Barbosa foi presidente do Estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 1908 e 1912. O alegretense Manoel de Freitas Valle Filho foi seu vice nesse período.

A próxima foto é do interior do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão. Ao fundo e à esquerda você pode ver a porta que leva ao acervo bibligrafico e de outros documentos escritos (imprensa, etc).O prédio do IHGJ foi doado pelo extinto partido Libertador de Jaguarão.


Vista parcial do Cemitério de Jaguarão. Este Cemitério possui muitos mausoléus ricos em estatuas. Encontrei o mausoléu do Carlos Barbosa Gonçalves, da familia do irmão de Bento Gonçalves da Silva, da "familia" "Marques de Souza' da familia do Comendador Faustino Corrêa, entre outras. A entrada do Cemitério possui um "pórtigo" parecido com a entrada do cemiterio de Artigas (R.O.U).

Vista lateral da ponte que liga Jaguarão (Brasil.RS) e Rio Branco (R.O. do Uruguay):


A cidade de Jaguarão é muito "simpática" e pareceu um belo lugar para viver.


Anderson Romário Pereira Correia

Professor de História da Rede Pública Estadual e Municipal em Alegrete.Graduado em História,possuo pós-graduação em Gestão Educacional (URCAMP). Mestre em História pela PUCRS com dissertação intitulada “Movimento Operário em Alegrete: a presença de imigrantes e estrangeiros(1897-1929)”. Co-editor e colaborador da seção História Pampeana do Site Estratégia e Análise.com.br. Colaboro também com História de Alegrete no Site WWW.alegrete.com.br. Escrevo na imprensa local e tenho participado com artigos e capitulos em Revistas e Livros. Autor do livro "Escrita da História: O Municipio de Alegrete (1908-2008). Membro da Associação Nacional dos Historiadores (ANPUH).Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete (IHGA). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Alegrete (STEMA).


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...