quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje , 20 horas, Brasileirinho no aniversário de um ano do Cineclube Jaguarão

Trio Madeira no filme Brasileirinho


Brasileirinho

Filme de Mika Kaurismäki faz um passeio pelo universo do choro, e mostra a reverência de jovens músicos pelos mais antigos



O filme trata das origens, primeiros adeptos, e ainda, é um importante registro do Choro atual, feito por novos e apaixonados músicos, que mantém vivo esse gênero musical.

Durante uma tradicional Roda de Choro, o Trio Madeira Brasil, apresenta aos demais músicos convidados um projeto de show, e convida-os a participar. Paralelamente, seja nas sessões de Roda, em suas próprias casas, ou tendo "cartões postais" do Rio de Janeiro ao fundo, alguns dos maiores expoentes do Choro tocam e lembram passagens essenciais da história desta música urbana do Brasil, como por exemplo a Era do Rádio, das Big Bands, e das gafieiras tradicionais, que aconteciam a céu aberto, no interior do país.

O filme culmina com um concerto em um tradicional teatro do estado do Rio de Janeiro - o Teatro Municipal de Niterói. Durante o show, os artistas resumem, de forma espetacular, a opulência dos ritmos e melodias do Choro, um dos melhores e mais autênticos estilos musicais do Brasil.
Indicado na categoria Melhor Documentário no Jussi Awards (2007), o “Oscar finlandês”, o filme conta ainda com a participação dos músicos: Paulo Moura, Yamandu Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes, Joel do Bandolim, Jorginho do Pandeiro, Marcos Suzano, Maurício Carrilho, Luciana Rabello, Trio Madeira Brasil, Elza Soares, Guinga, Teresa Cristina, Grupo Semente, Zezé Gonzaga, Ademilde Fonseca.
Fontes:

Data : 20/01/2010
Local : Auditório da Casa de Cultura de Jaguarão
Horário: 20 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...