sábado, 19 de março de 2011

Arroio Grande - Inauguração do Ponto de Cultura Axé Raízes



Comunidade terá de volta o patrimônio do Clube Guarani à disposição

De Assessoria de Imprensa

Ponto de Cultura será inaugurado sábado
Por conta de perseverantes reivindicações através de décadas, nas quais foi fundamental a participação de movimentos organizados, foi criado em 26 de fevereiro de 1920 o Clube Guarani, espaço de convívio social, resistência da cultura e da tradição das famílias negras do município e da região sul, uma sociedade desenvolvida pelos impasses sociais e raciais, na busca incansável da valorização e reconhecimento da cultura negra ou afro-descendente, proporcionando lazer e cultura de forma digna e homogênea, com o passar dos tempos através do seu trabalho sociocultural ocorreu uma miscigenação de etnias e consagrou-se um marco da sociedade arroiograndense.

Pontos de Cultura: São entidades reconhecidas e apoiadas financeiramente e institucionalmente pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades.

Elaboração do Projeto: O Clube Guarani em parceria com a Prefeitura Municipal, elaborou o projeto, com foco na cultura afro, resgatando a história através de atividades socioculturais. revivendo fatos que alicerçaram o desenvolvimento que hoje temos alcançado. O Clube estabeleceu uma sólida relação com a comunidade local e regional, ¨quem não tem uma história para recordar no Guarani¨. Essa história, construída e partilhada com a comunidade, apesar de todo o seu mérito, foi perdendo o seu lugar e os seus registros, ficando à mercê da memória individual daqueles que contribuíram e acompanharam sua trajetória, ex-presidentes, sócios, simpatizantes, e outras pessoas que sentem-se orgulhosas de ter contribuindo para erguer este clube e de poder falar sobre sua história.

O projeto tem o objetivo proporcionar um resgate cultural revitalizando costumes e valores através de ações de cidadania além de disseminar a cultura afro-brasileira, por meio de diversas oficinas.

Com o projeto serão beneficiadas crianças, jovens, adultos e idosos bem como portadores de necessidades especiais, estimando-se atingir um público de aproximadamente 2500 pessoas.
O cerimonial de inauguração do Ponto de Cultura, Axé Raízes Clube Guarani, acontecerá neste sábado (19) a partir das 18 horas. Além de autoridades municipais e convidados, estarão presentes representantes da Furg e do Ministério da Cultura.


Representantes da Secult de Jaguarão, o presidente Madruga, do Clube 24 de Agosto,  estarão presentes neste importante evento para a nossa região, para a cultura afro-brasileira e para os clubes negros do rio Grande do Sul.  

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...