terça-feira, 15 de março de 2011

Implantação de Escola Técnica Federal de fronteira em Jaguarão

terça-feira, 15 de março de 2011

Miriam Marroni e reitor do IFSul debatem implantação de escola técnica federal de fronteira em Jaguarão


A líder de governo, Miriam Marroni (PT), esteve reunida em seu gabinete com o reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Barum Brod, para debater a implantação de mais uma unidade da escola técnica federal de fronteira. Desta vez, em Jaguarão.

A intenção da deputada, que ajuda a encaminhar os projetos do governo, é de que o Estado participe da expansão do projeto piloto - inédito no Brasil - da instituição que já conta com um campus em Santana do Livramento. "Com grande interesse no fortalecimento do Mercosul, o governador Tarso entregou, no mês passado, uma lista de propostas ao governo uruguaio para a construção de uma agenda bilateral de desenvolvimento econômico, social e cultural."

Brod afirmou querer repetir o projeto de sucesso da escola técnica federal da fronteira desenvolvido em Santana do Livramento. "Para isso, o apoio da deputada estadual Miriam Marroni e o do deputado federal Fernando Marroni serão fundamentais para as articulações necessárias em Brasília". Participaram ainda da reunião o diretor executivo da reitoria do IFSul, Flávio Nunes, e a assessora de Relações Internacionais, Lia Pachalski.


Cursos binacionais

O campus avançado Santana do Livramento, do IFSul, é a primeira escola técnica federal de fronteira do país, oferecendo dois cursos binacionais. A turma do curso técnico em Informática para a Internet conta com 40 alunos distribuídos nos turnos da tarde e da noite, sendo metade deles uruguaios. Já em Rivera, no Uruguai, as atividades do curso técnico em Controle Ambiental - sob a coordenação da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) - tem 50% das vagas (15) reservadas para estudantes brasileiros. Ambos tiveram início no mês passado.

O projeto das Escolas de Educação Profissional de Fronteira visa ofertar educação técnica à população das cidades fronteiras, com o objetivo de promover o desenvolvimento, através de cursos técnicos apontados pela demanda local. Além de incentivar a integração entre o Brasil e os demais países da América do Sul.
Fonte: http://miriammarroni.blogspot.com/

2 comentários:

Analva Passos disse...

Este projeto é maravilhoso!!!Tomara que as negociações caminhem logo e se instaure a nova escola o mais breve possível. Afinal, o ensino técnico de qualidade inibe a evasão escolar do ensino médio, forma profissionais técnicos, uma carência em alguns segmentos profissionais, além de propiciar aos jovens a inserção no mundo do trabalho e renda familiar extra aos mais carentes.
Este projeto é de grande valia social!

JASouza. disse...

Muito mais importante que a implantação indiscriminada de Universidades no país é ampliar-se o ensino técnico brasileiro, este sim formador de profissionais com demanda no mercado de trabalho.
A Escola Técnica de Pelotas, pioneira nesse tipo de educação, criada por iniciativa de Getúlio Vargas, acolheu os melhores alunos do Estado, formando elementos que se destacaram pela grande competência nos mais diversos ramos de atividade.

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...