quinta-feira, 17 de março de 2011

O sol de Constantino

Fenômeno de sol em Jaguarão na tarde do dia 16. Talvez tenha sido algo parecido com a visão miraculosa   ( clique aqui para ler )  do Imperador Constantino.
Foto Luiz Passos


Reproduzimos matéria do El País digital Uruguay, edição do dia 17/03/2011,  tradução nossa.

Inusitado fenômeno atmosférico divisou-se no interior do País.
Graças a fotos enviadas pelos leitores, pode divisar-se ontem à tarde (16/03) um inusitado  fenômeno solar.   Nas fotos, pode apreciar-se a aparição de halos coloridos, similares a um Arco íris, ao redor do sol.
Estes halos são denominados arco parhelio. Segundo explicou o  profesor Enrique Escuder do Planetário municipal, trata-se de un fenômeno ótico que se produz pela interação da luz solar com nuvens atmosféricas altas e com  cristais de gelo. Isto provoca a refração da luz formando um espectro de cores ao redor da lua ou do sol.
O fenômeno pôde apreciar-se em vários departamentos do Interior, como Cerro Largo, Tacuarembó, Salto e Rocha de acordo com a información aportada por leitores e correspondentes.
Este é um fenômeno relativamente comum, mas raramente visível a olho nu.

LEIA AQUI a matéria do El País.

.

2 comentários:

Analva Passos disse...

Uau! Que foto!!! Mais uma maravilha da natureza!

Anônimo disse...

"os antigos (meu pai e tios)diziam que quando apareciam esses sinais era sinal de grandes mudanças. Não acreditava, mas com as mudanças climáticas em todo planeta, estou pensando seriamente nesse assunto. Mesmo com toda a tecnologia tem muito mistério entre o céu ea terra."

Aglaé

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...