quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aula Magna do Curso de História da Unipampa. Hoje as 19:30


Ditaduras, repressão e resistência: a fronteira uruguaio-brasileira em tempos de segurança nacional


Prezada comunidade,
Em primeiro lugar, gostaria de lhes convidar, em nome do curso de História, a participarem da segunda Aula Magna do curso de História que será realizada nesta quinta-feira, dia 19 de maio de 2011 às 19h30.
Teremos a honra de receber o professor Enrique Serra Padrós da UFRGS que ministrará a palestra intitulada Ditaduras, repressão e resistência: a fronteira uruguaio-brasileira em tempos de segurança nacional. Ajudem-nos a divulgar o máximo possível.
Também aproveito esta mensagem para agradecer profundamente todos vocês que participaram das atividades que o curso de História promoveu neste mês:
Nós tivemos a honra de receber no dia 05 de maio o Prof. Fábio Faversani do LEIR-UFOP que ministrou a seguinte palestra :  As Leituras de Agrippina Minor, em seu tempo e no nosso
Dia 06 de maio, tivemos um mini-curso ministrado pelos professores Fábio Faversani do LEIR- UFOP, Rafael Campos e Deivid Gaia do LEIR-UNIPAMPA :  O Principado romano em foco: Discussões sobre fronteira, política, economia e sociedade. Ambos eventos foram organizados pelo Laboratório de Estudos sobre o Império Romano coordenado pelo Prof. Rafael da Costa Campos.
No dia 7 de maio tivemos a honra de receber a Marcha Zumbi na nossa Universidade, organizada pela Profa. Maria de Fátima.
No dia 13 de maio tivemos o imenso prazer de receber dois professores que proferiram palestras sobre a questão do negro. O Prof. Mario Maestri e a Profa. Florence Carboni ministraram as seguintes conferências:1888: a Revolução Abolicionista, Língua, História e Poder. Este evento foi organizado pelo Laboratório de estudos afro-brasileiros coordenado pelo Prof. Adelmir Fiabani. Estas palestras tiveram grande sucesso de crítica do público discente e docente que participou ativamente.
Vale a pena lembrar que durante o mês de junho o campus Jaguarão terá a sua PRIMEIRA AULA MAGNA que está sendo organizada pelos professores do nosso campus. Norberto Luiz Guarinello virá da Universidade de São Paulo proferir a palestra intitulada Considerações sobre o conceito de Fronteira e suas utilizações nas Ciências Humanas.



DEIVID VALÉRIO GAIA
Coord. do Curso de História da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.
Prof. de História Antiga - História econômica e social do mundo romano
Mestre e doutorando pela École des Hautes Études en Scs. Sociales de Paris - EHESS
em cotutela com a Universidade de São Paulo - USP

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...