terça-feira, 14 de junho de 2011

UNIPAMPA. Aula Magna nesta terça-feira com Norberto Luiz Guarinello da USP

Campus Jaguarão realiza aula magna nesta terça-feira, 14


O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebe na próxima terça-feira, 14, o professor doutor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, Norberto Luiz Guarinello, para Aula Magna, a ser realizada a partir das 19:30 no Auditório da Instituição. Intitulada Considerações sobre o conceito de Fronteira e sua utilização nas ciências humanas, a palestra promoverá a discussão sobre o conceito de Fronteira em suas acepções e utilizações, um importante referencial para a compreensão do papel institucional da Universidade Federal do Pampa dentro de um locus privilegiado de atuação.

O estudo da Fronteira têm se tornado objeto de crescente interesse dos pesquisadores das Ciências Humanas em geral. Considerada em princípio como um foco de preocupação da Geografia no estudo da interferência e ocupação das sociedades no espaço, não tardou para que este paradigma adquirisse uma notável interdisciplinaridade e permitisse a ampliação das possibilidades de interpretação das ações humanas em outras ramificações. Deste modo, o conceito de Fronteira remete também a possibilidades de análise das relações centro-periferia, bem como espaço de experiência histórica, lingüística e social que traz à tona a existência de fricções, interações e conflitos em variados níveis: os intercâmbios culturais apresentam-se como um conjunto de relações de força influenciado por motivações políticas, econômicas e históricas.

O palestrante

Norberto Luiz Guarinello é professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História (1981), mestrado em Antropologia Social (Arqueologia Clássica) (1986) e doutorado em Antropologia Social (Arqueologia Clássica) (1993), os três títulos pela Universidade de São Paulo. Possui, também, três estágios de pós-doutoramento na Brown University (EUA - 1998), na Oxford University (Inglaterra - 2003), e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França – 2010). Atualmente tem se dedicado ao estudo das fronteiras, identidades e integrações no mundo mediterrânico.

Aula Magna UNIPAMPA - Campus Jaguarão 2011

Considerações sobre o conceito de Fronteira e sua utilização nas ciências humanas
Terça-feira, 14 de junho – 19:30 h
Auditório do Campus - Rua Conselheiro Diana, 650.

Aline Reinhardt para Assessoria de Comunicação Social

Representando a Confraria dos Poetas de Jaguarão,  participaremos da abertura do evento. 

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...