sexta-feira, 15 de julho de 2011

Centro de Letras e Comunicação lança livro sobre Literatura Comparada


O Centro de Letras e Comunicação está lançando o livro “Literatura: Crítica Comparada”, organizado pelos professores João Luis Ourique, João Manuel Cunha e Gerson Neumann e editado pela PREC-EDUFPel. 
Partindo do entendimento de que a troca de experiências interdisciplinares  é fator imprescindível para a pesquisa na área dos estudos literários, a iniciativa, ao integrar os três Grupos de Pesquisa da área dos estudos literários da Universidade Federal de Pelotas, certificados pelo CNPq – Literatura Comparada: Interdisciplinaridade e IntertextualidadeÍCARO e Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História –, e ao ampliar o quadro da reflexão, pelo convite a estudiosos da área para que aportassem contribuição específica às discussões em andamento,  propõe um debate amplo sobre temas relevantes para os estudos em Literatura Comparada na atualidade.  
Os quinze capítulos da obra são de autoria de importantes teóricos e críticos em atuação no Brasil e no exterior: Adriana Crolla (UNL-Santa Fé, Argentina), Adriana Cantarelli (UFSM); Denise Silva (UFRGS), Eduardo Coutinho (UFRJ), Helena Bonito Pereira (UPM), Leonardo Machado (UNIRIO), Lizandro Calegari (URI), Marilene Weinhardt (UFPR), Ricardo Martins (URI), Rosana Zanelatto Santos (UFMS), Rosani Umbach (UFSM) e conta ainda com textos dos organizadores, João Luis Ourique (UFPel), João Manuel Cunha (UFPel) e Gerson Neumann (UFPel-UFRGS).
O livro pode ser encontrado para venda na Livraria da Editora da UFPel e na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus Porto. Clique no arquivo capa-livro-literatura-critica-comparada-final.pdf  para ver a capa do livro.

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...