sábado, 12 de novembro de 2011

Bus Cultural de la Frontera em Jaguarão - Candombe com Daniel "Tatita" Márquez




"Gira Fronteriza de Integración Cultural"

A “Gira Fronteriza de Integración Cultural” foi organizada pelo Ministério de Relações Exteriores do Uruguay como mais uma maneira de adesão aos festejos do ano do Bicentenário  do Processo de Emancipação da Banda Oriental.

Durante a gira se recorrerão 2500 kilómetros visitando nove cidades.  Porto Alegre, Pelotas, Bagé y seis comunidades de fronteira: Chuy/Chuí; Río Branco/Jaguarao; Aceguá/Aceguá;  Rivera/Santana do Livramento; Artigas/Quaraí; Bella Unión/Barra do Quaraí.

Em todos os referidos centros urbanos serão realizados eventos culturais consistentes em explanações sobre o Bicentenário, atuação de grupos musicais de tango e candombe, bem como doações de livros, filmes e as maletas culturais, a centros educativos de ensino.

Os grupos artísticos que se apresentam na gira tem ampla trajetória internacional: no tango, o cantante Nelson Pino, a orquestra “Atípica Tango Band” e o par de bailarinos integrada por Liliana Merlino y Rodrigo Fleitas. No candombe, o percusionista Daniel “Tatita” Márquez con sua “cuerda de tambores” e os bailarinos Yenessi Pastorini e Mario Gómez que podem ser apreciados neste vídeo.

Em Jaguarão.

Ontem (11), com a presença de um excelente público, realizou-se a apresentação na Cidade de Jaguarão, no espaço do antigo Cine Regente que reabre suas portas para a cultura. A promoção do evento nesta cidade contou com o apoio da SIC, consulado do Uruguay em Jaguarão e Prefeitura Municipal de Jaguarão.  

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...