quinta-feira, 3 de novembro de 2011

IPHAN FAZ VISTORIA NO CLUBE JAGUARENSE

Telhado de prédio histórico desaba. Prédio compõe o conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão

Escora emergencial realizada pela Prefeitura

Parte interna do Salão principal cujo telhado desabou




Na tarde de quarta-feira (02) o telhado do Clube Jaguarense, localizado na área central da cidade, desmoronou causando sérios danos à estrutura do prédio. O local havia sido interditado há alguns dias por já apresentar sinais de perigo.

Na ocasião a Secretaria de Obras providenciou a escora emergencial do local. "Esta ação foi providencial para evitar maiores danos", ressalta o arquiteto do IPHAN Geraldo Costa.

Segundo a diretora de patrimônio da Secretaria de Cultura e Turismo Andrea Lima, a SECULT está acompanhando o caso junto aos órgãos competentes. "Assim que ficamos sabendo da situação entramos em contato com o presidente do Clube e tomamos providências junto ao IPHAN", afirma.

O prédio compõe o conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão, que foi tombado recentemente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade possui cerca de 700 prédios considerados de interesse nacional.

Para o Prefeito Cláudio Martins, esta situação infelizmente é passível de acontecer em uma cidade com duzentos anos e na qual seu conjunto arquitetônico possui cerca de cem anos. "Esta é uma situação a qual estamos sujeitos. O tombamento vem justamente para facilitar ações de salvaguarda e preservação destes bens. Temos agido em conjunto com o IPHAN. Todas as ações deste governo têm sido na direção da valorização e recuperação do patrimônio arquitetônico do município" afirma.

Hoje (03), a equipe técnica do IPHAN e equipe da Secretaria de Governo da Prefeitura estiveram vistoriando o local. O primeiro passo será a retirada de entulhos e a realização de contenção da fachada do clube. Amanhã (04) a Superintendente do IPHAN, Ana Meira, acompanhada do arquiteto Edgar Luz Bittencourt virão ao município para tratar do assunto.




3 comentários:

Analva Passos disse...

Ao ver o escoramento do prédio e observando o movimento de carros, ônibus e outros na rua, fiquei a pensar na questão da trepidação causada por veículos pesados, altamente prejudicial aos prédios.
Exemplo disso temos em Brasília, cidade nova de apenas 50 anos, em que no Eixão Norte e Sul e na via W3 Sul e Norte é proibido o trânsito de veículos pesados, pois a trepidação já ocasionou sérios danos aos prédios.
Ora, se em Brasília, cujas construções são muito mais novas, já houve danos que levaram a proibição do tráfego pesado em determinadas áreas, o que dizer de Jaguarão, cujos prédios são muito mais antigos...
Posso citar também Parati (RJ), Ouro Preto e Mariana (MG) e tantas outras que proibiram o tráfego de veículos em determinadas áreas.
Não lhe parece interessante que a queda do telhado, já há tempos comprometido, se deu exatamente em um feriado, dia que congrega muita gente em volta da praça?
Deixo aqui a reflexão.

Luciano disse...

Triste, muito triste, mas curioso... O telhado desabou no dia dos FINADOS... Pena que longos e longos anos se passaram até que finalmente alguém olhou para o magnífico patrimônio arquitetônico que temos em Jaguarão...
Pena que foi um pouco tarde... Anos e anos seguidos de descaso, com apenas "pinturas externas" culminaram neste desabamento...
Sorte de todos que o clube estava vazio... Poderia ter sido em uma festa, ou um baile de carnaval...
Ainda bem que os prejuízos são apenas materiais e históricos.

Anônimo disse...

Bem,realmente é uma pena o que aconteceu no Clube Jaguarense, mas não foi por causa do tráfego de veículos pesados que isto ocorreu, porque aqui em Jaguarão em dia de FINADOS, o centro da cidade fica vazia à tarde! A estrutura do telhado do Clube, já vinha comprometida a muitos anos, o que faltou foi manutenção do Clube, pois, o Clube Harmonia foi reformado porque o telhado do Harmonia também estava comprometido,não foi pelo tráfego de veículos pesados que ocorreu o desmoronamento e sim pela falta de manutenção, quem conhece Jaguarão e e mora na cidade, sabe que na Avenida 27 de Janeira,não passam muitos veículos pesados!Não estou dizendo que não pode ter sido, mas Jaguarão é muita parada...
Se tivessem feito uma boa reforma no teto do Clube,não havia acontecido o fato... É uma tragédia que aconteceu,mas fazer o quê?
Temos a Igreja Matriz, que também está interditada...

Peço que não deixem que a História de Jaguarão desmorone, pois nossa cidade é tão linda por sua beleza Histórica que ainda existe!

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...