terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Agenda da visita da Ministra da Cultura a Jaguarão



Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciará investimentos em visita a Jaguarão

A Ministra da Cultura Ana de Hollanda chega a Jaguarão amanhã (14), junto à uma comitiva composta pelo presidente do IPHAN Luiz Fernando Almeida, que virá acompanhado da Superintendente do IPHAN regional sul Ana Meira. Também está confirmada a presença do Secretário de Cultura do Estado, Assis Brasil.

A Ministra Ana de Hollanda além de apresentar projetos culturais do governo federal para Jaguarão, também realizará a assinatura do convênio para conclusão das obras de restauração do Teatro Esperança; assinatura do contrato para as obras emergenciais do Clube Jaguarense e assinatura dos Acordos de Preservação das 13 cidades históricas - PAC das Cidades Históricas. Outro destaque é a entrega ao embaixador do Brasil no Uruguai, do projeto de financiamento pela ABC do Inventário Cultural da região de Fronteira Brasil-Uruguai.

O anuncio destes investimentos e projetos será realizado às 19:30, no Cine Regente. Encerrando as atividades o Grupo poético-musical Caminhos de Si realizará apresentação.

Para o Prefeito Cláudio Martins, também presidente da Associação das Cidades Históricas do RS, este momento é de suma importância para o município, pois é o reconhecimento das ações que vem se desenvolvendo localmente. " A presença da Ministra da Cultura Ana de Hollanda em Jaguarão é a certeza de que estamos no caminho certo, apostando no desenvolvimento econômico e social através da cultura".

Confira a agenda da ministra Ana de Hollanda em Jaguarão:

Dia 14/12
15h45 – chegada a Jaguarão.
16h30 – cumprimentos de boas vindas no Gabinete do Prefeito de Jaguarão (Prefeitura Municipal).

19h30 – no Cine Regente:
Apresentação dos projetos culturais do Governo Federal em Jaguarão : Relato do projeto Cine Mais Cultura; Inventário do patrimônio arquitetônico e urbano de Jaguarão; Tombamento do núcleo urbano; Tombamento da Ponte Mauá, que liga as cidades de Jaguarão (Brasil) e Rio Branco (Uruguai); 1ª etapa das obras de restauração do Teatro Esperança; Apresentação do Inventário Cultural da Fronteira Brasil Uruguai; Projeto de restauração da Ponte Mauá (DNIT); Centro de Interpretação do Pampa (UniPampa).

Acordos: assinatura do convênio para conclusão das obras de restauração do Teatro Esperança; assinatura do contrato para as obras emergenciais do Clube Jaguarense; assinatura dos Acordos de Preservação das 13 cidades históricas - PAC das Cidades Históricas (com participação dos prefeitos municipais de: Antônio Prado, Bagé, Caçapava do Sul, General Câmara, Jaguarão, Novo Hamburgo, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Tereza, São Miguel das Missões, São Nicolau); entrega ao Embaixador do Brasil no Uruguai do projeto de financiamento pela ABC do Inventário Cultural da Região de Fronteira Brasil-Uruguai.

20h30 – espetáculo do grupo Caminhos de Si (Cine Regente).

Dia 15/12

08h30 – visita às obras nas ruínas da antiga Enfermaria, futuro Centro de Interpretação do Pampa – obra do Pac das Cidades Históricas . Da negociação deste Centro participaram o IPHAN, SPU, UniPampa e Prefeitura Municipal de Jaguarão. Presença da reitora da Unipampa.

09h30 – visita ao Teatro Esperança – restauração realizada pelo IPHAN, com apoio da Prefeitura Municipal de Jaguarão.

10h30 – visita ao Museu Carlos Barbosa – museu pertencente à fundação Carlos Barbosa  de grande importância para a cultura da cidade e da região.

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...