quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Unipampa oferece novo Curso: Produção e Política cultural


Centro de Interpretação do Pampa será elemento importante no novo Curso


Produção e Política Cultural, uma área de formação e agora um Curso ofertado na Unipampa – Campus Jaguarão, trata-se da proposta do primeiro Curso de bacharelado na cidade, com forte base humanística, propiciando o egresso dentre outras possibilidade trabalhar como Produtor Cultural, ou atuar na área de Gestão de Políticas públicas, em todas as esferas governamentais e no dito terceiro setor, em organizações não governamentais. 

O Curso, com sólida formação teórica aliada a práticas nos equipamentos culturais da cidade, em especial no Centro de Interpretação do Pampa, propiciará ao formando base suficiente para ingressar nos mais diversos programas de Mestrado, sejam teóricos ou profissionalizantes. Convém dizer que o Plano Nacional de Pós Graduação 2011 – 2020, elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior indica a Cultura entre uma das áreas prioritárias para programas de Mestrado e Doutorado, apontando assim para a constituição de um campo de pesquisa emergente.

O Projeto integra a proposta de inovação dentro do ensino público brasileiro, que na última avaliação do Instituto Nacional de Pesquisas, atribuiu a nota 4 à Unipampa, em um máximo de 5, demonstrando que tal como outras instituições federais, a existência de professores mestres e doutores com dedicação exclusiva, aliado a estruturas novas e com sua consolidação e expansão em andamento geram o sentido maior da universidade. A Unipampa, além do ensino, trabalha também pesquisa e extensão em diversos projetos que normalmente contam com estudantes bolsistas que ampliam sua visão sobre a universidade e a sociedade, ademais de passarem por situações que exigem significativa responsabilidade nestas atividades que auxiliam no amadurecimento do educando.

A Universidade Federal do Pampa conta ainda com uma política de assistência estudantil, atendendo com alguns programas de apoio o estudante que comprovar necessidades na área de assistência estudantil.

Ainda sobre Produção Cultural, cabe citar a definição Guia das Profissões, edição 2011 da editora Abril: “São o planejamento, a elaboração e execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos. Ele cuida de todas as etapas, da captação de recursos à realização final, e como produtor executivo faz orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra”.

Na revista que trata do universo das profissões, Você S/A,  do mês de novembro de 2011,  é divulgada uma matéria com 30 novas carreiras no país, e uma delas é o “Curador de Arte”, a qual poderá ser uma das atuações do profissional que se forma na área de produção cultural.

No próximo dia 07/01 abre o sistema ENEM SISU para o ingresso da primeira turma.

Prof. Alan Dutra de Melo
Tecnologia em Turismo, Unipampa - Jaguarão

Um comentário:

Anônimo disse...

SEM DÚVIDA EM SE TRATANDO DESTE NOVO CURSO PRODUÇÃO CULTURAL E POLITICA CULTURAL ABRIRÁ NOVOS RUMOS QUANTO A NOVOS PLANEJAMENTOS, ELABORAÇÃO E QUALIDADE NAS EXECUÇÕES DE NOVAS CRIAÇÕES E PROJETOS CULTURAIS, UMA AREA MUITO ABRANGENTE,... MUITO BOM.

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...