sábado, 24 de março de 2012

Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão visita obras do Centro de Interpretação do Pampa



Representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ) realizaram visita às obras do Centro de Interpretação do Pampa (CIP) e compartilharam informações com a equipe técnica. A visita ocorreu no dia 12 de março. Segundo o historiador do Campus Jaguarão, Alexandre dos Santos Villas Bôas, os visitantes foram acompanhados por ele e pela arquiteta da Pró-Reitoria de Obras e Manutenção (PROM) Daniela Vieira Goularte no passeio no canteiro de obras, com a intenção de informar e integrar a comunidade do processo de preservação do patrimônio cultural constituído pelas ruínas da antiga enfermaria militar. 

Na ocasião, os integrantes do IHGJ foram recebidos pela arquiteta Sonia Alves, da Marsou Engenharia, empresa executora das obras, que fez uma breve explanação sobre o trabalho desenvolvido e respondeu a questionamentos dos visitantes. Alexandre relata que o presidente do IHGJ, José Domingos Caetano, e os confrades do Instituto destacaram a importância dessa obra para a cidade de Jaguarão, na visão da preservação do patrimônio cultural da antiga Enfermaria Militar, agora com novo uso e fomentador da cultura e turismo. 

Os membros do IHGJ também disseram guardar no Instituto a placa de mármore com a inscrição contendo o nome do construtor da enfermaria, que estava afixada no frontão da fachada e foi retirada para evitar depredações. Os visitantes se comprometeram a devolvê-la ao seu lugar assim que a obra estiver concluída. 

Ao final, foi realizado um percurso nas ruínas em que alguns integrantes do Instituto puderam relembrar momentos passados em que tiveram contato com a enfermaria militar onde inclusive serviram como soldados do Exército Brasileiro, fornecendo detalhes do funcionamento da rotina daquele local. 

Com colaborações, Heleno Nazário para Assessoria de Comunicação Social (Informações e fotos por Alexandre Villas Bôas)
Fonte: http://porteiras.unipampa.edu.br

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...