quinta-feira, 29 de março de 2012

Tarso instala Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura, Tecnologia e Inovação em Jaguarão

Prefeito fez homenagens ao governador Tarso Genro e à ex Reitora da Unipampa, Mª Beatriz Luce
Fotografia Caco Argemi . Palácio Piratini

O Governador Tarso Genro esteve em Jaguarão, na manhã de hoje (28 março), na cerimônia de abertura do I Fórum Gaúcho Oriental de Educação, Cultura e Inovação Tecnológica. Antes ele participou de um breve encontro no Gabinete do Prefeito Cláudio Martins, onde foi recepcionado por autoridades do município e representantes de entidades. Na sequência Tarso Genro foi para o Auditório da Unipampa, onde palestrou sobre o tema “Integração Regional e Cultura”, defendendo o ensino bilíngue nas escolas da região da fronteira e o fortalecimento de iniciativas conjuntas com o Uruguai.

Definido em reuniões técnicas com o presidente uruguaio José Mujica, no ano passado, na Capital, o Fórum serviu para debater a implementação do ensino bilíngue nas escolas da região. Ao destacar a integração das fronteiras, o governador disse que a união entre os países fortalece as economias. "Também valoriza a base produtiva local instalada, para que ela se modernize, agregue valor, gere empregos e distribua rendas".
O encontro debateu medidas para a alfabetização digital. O objetivo é área de tecnologia, Brasil e Uruguai estabeleceram acordo de cooperação no desenvolvimento de parques tecnológicos e incubadoras e na organização de um programa de coincumbação RS/Uruguai. "Esse seminário tem a finalidade de aproximar povos e governos que têm a mesma visão crítica da globalização, liderada pelo capital financeiro internacional que influi sobre a vida pública e dos estados",afirmou.

A Diretora do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Andrea Vignolo considerou o encontro positivo. "Esperamos que todas essas ações que estão sendo discutidas possam realmente ser efetivadas, tendo impacto real no cotidiano das populações".

O Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, que  na oportunidade fez a entrega da medalha Mérito Cidade de Jaguarão a Tarso Genro e à ex-reitora da Universidade Federal do Pampa, Maria Beatriz Luce, ressaltou que o RS é o Estado que tem o maior número de cidades de fronteira. "Essas ações de integração de fronteira precisam ser transversalizadas numa perspectiva de desenvolvimento do Brasil e do Uruguai. O governador Tarso tem preconizado isso nas suas ações."
Na área cultural, os governos definiram um intercâmbio que prevê a apresentação de uma mostra do RS em Montevidéu. A exposição deve ser realizada em maio. A ideia do Fórum é constituir um espaço institucional de cooperação entre o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e as secretarias de governo do RS (Seduc, Sedac e Ciência, Tecnologia e Inovação).

Texto : Sec. de Comunicação /Governo do Estado , editado  pelo DeCom-PMJ .

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...