quinta-feira, 31 de maio de 2012

Governador abre a Semana da Cultura do RS no Uruguai

Poeta Jaguarense, Lau Siqueira, faz parte da Exposição "A Imagem da Palavra"


Na presença do governador Tarso Genro e outras autoridades, foi realizada, na noite de quarta-feira (30), a cerimônia oficial de abertura da Semana da Cultura do Rio Grande do Sul no Uruguai, no Palácio Santos de Montevidéu. Tarso, que retornava do encontro com o presidente José Mojica, destacou a importância desta integração. "É um orgulho muito grande para nós gaúchos e brasileiros estarmos aqui nessa comemoração, de integração democrática, política e cultural que marca um novo momento de intercâmbio nas relações dos países", afirmou.

O coordenador de Cultura do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Hugo Achugar, lembrou que esta semana é o retorno da Semana da Cultura Uruguaia realizada em Porto Alegre, em 2011. "Os encontros que estamos realizando resultam em frutos para acordos econômicos, científicos e educativos. E também cultural, setor importante para os laços que nos unem e que avançam para novos intercâmbios”, disse Achugar.

Após a cerimônia, o secretário da Cultura, Assis Brasil, acompanhou o governador até o Espaço de Exposiciones Subte, onde está aberta a mostra "A Imagem da Palavra". Com curadoria de Vera Pellin (artistas visuais) e Laís Chaffe (poetas), 15 artistas visuais contemporâneos criaram obras de arte a partir de textos de 15 poetas gaúchos.

Programação
Nessa quinta, às 19h, será realizado o lançamento do catálogo da exposição com a presença dos artistas participantes. A programação da semana inclui também a exibição da Mostra da Produção Cinematográfica Gaúcha Contemporânea com a exibição de quatro longas e quatro curtas, estes vencedores do prêmio Iecine, com uma mesa de debates que ocorre nesta quinta às 18h, na sala Pocitos.

Além disso, haverá a apresentação do espetáculo teatral Tangos e Tragédias na sala Nelly Goitiño (sábado, 2, às 21h); o teatro de dança Terpsi será apresentado na Estación Góes (sábado, 2, às 12h); e o Teatro UTA no Parque Rodó (domingo, 3, às 12h).

Governador destacou importância do evento - Foto Caco Argemi - DP 

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...