sábado, 28 de julho de 2012

Jaguarão recebeu Oficina Pontos de Cultura neste sábado

Diversas entidades presentes na Oficina realizada na Casa de Cultura 

Ressaltando a importância da parceria da Prefeitura Municipal de Jaguarão com a Secretária de Cultura do Estado do RS, o Coordenador estadual dos Pontos de Cultura, João Pontes deu inicio à Oficina que reuniu vários grupos culturais da faixa da fronteira sul. Jaguarão é o primeiro município do estado a receber esta ação interiorizada que visa preparar as entidades para capacitação aos editais dos Pontos de Cultura que estão marcados para o dia 24 de Agosto de 2012.

Segundo o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, os Pontos de Cultura, atuam como uma  espécie de "do-in" antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos no Corpo Cultural do país. Implementada em 2004 em nível nacional, o RS foi um dos dois únicos estados até 2011 a não realizar convenio com o Minc para desenvolver este projeto de política pública. O resultado é que no RS temos apenas 65 Pontos de Cultura,  1,7% dos Pontos do País, muito pouco para um estado como o nosso, de grande importância cultural.  A meta do Governo do Estado na atual gestão é recuperar essa defasagem com os próximos editais.

Entre os presentes, a Secretária de Cultura de Rio Branco - Uruguai, Mireya Brochado, Secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcelos, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão e diretor executivo da  Fundação Carlos Barbosa, José Carlos Caetano, Luma Reis, estudante da Unipampa e participante do Coletivo Pédeque, Andréa Lima, da área de Memória e  Patrimônio da Secult Jaguarão, Paulo Roberto Silveira, vice presidente do Clube 24 de Agosto, uma das entidades que pretende concorrer a um Ponto de Cultura em Jaguarão , professores Marco Antonio e Helen da escola São João Batista,  de Herval,  que tem projetos de invernada, dança;  Letícia do Ponto de Cultura Axé Raízes de Arroio Grande. 

Ao final dos trabalhos, o Secretário de Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcelos, deixou o convite para a TEIA, Encontro dos Pontos de Cultura que irá ser realizado em agosto em São Leopoldo.



João Pontes, coordenador estadual dos Pontos de Cultura, ministrou a Oficina

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...