segunda-feira, 23 de julho de 2012

Páginas da Revolução ou Afirma Pereira na tela do Cineclube



Encerrando a Mostra de cinema, Sonhos Impossíveis, a Confraria dos Poetas de Jaguarão apresenta nesta quinta-feira (26) o filme Afirma Pereira, que no Brasil, por um desses motivos inexplicáveis recebeu o nome de Páginas da Revolução. Baseado no livro de mesmo nome do escritor italiano Antonio Tabucchi, este foi um dos últimos trabalhos de Marcello Mastroianni no cinema.

Sinopse: Em Lisboa, no ano de 1936, sob o regime ditatorial de Antonio de Oliveira Salazar e uma Europa prestes a entrar na Segunda Grande Guerra, Pereira é o editor de um importante jornal. Dentro deste contexto, decide contratar um jornalista para escrever óbitos antecipados de escritores famosos e grandes poetas. Pereira se defronta com um jovem idealista, comprometido com atividades revolucionárias. Esse encontro transforma sua vida. Ele abraça com todas as forças uma causa que o torna um homem vigiado e perseguido. Um fugitivo prestes a escrever suas últimas páginas pela liberdade de expressão.

Antes do Longa, será exibido o curta Gaúchos Canarinhos, documentário contando a história do homem que criou a camiseta da Seleção Brasileira, o jaguarense Aldyr Garcia Schlee. No curta, muitas imagens e histórias de Jaguarão e uma entrevista no Campo do Cruzeiro com José Nunes Orcelli falando sobre os primórdios do futebol em nossa cidade. A produção é da Estação Elétrica e direção de Rene Goya Filho.

Afirma Pereira ou Páginas da Revolução
Quinta-feira, 26 de julho, 20 horas, na Casa de Cultura de Jaguarão
Entrada Gratuita







Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...