domingo, 4 de novembro de 2012

AULA MAGNA CURSO DE HISTÓRIA-LICENCIATURA UNIPAMPA



Secretário particular de Júlio de Castilhos, o jaguarense
Aurélio Viríssimo de Bittencourt será um dos temas abordados

A Comissão do Curso de História-Licenciatura  convida a todos para a Aula Magna do curso de História-Licenciatura do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa a ser realizada no dia 12 de novembro às 19 h no auditório da Universidade.

A Aula Magna contará com as presenças de dois historiadores que vem se destacando há algum tempo com suas trajetórias de pesquisa. Alguns trabalhos seus focaram a região sul do Rio Grande do Sul e serão sobre estes, que nossos dois conferencistas falarão na segunda-feira à noite.

Paulo Roberto Staudt Moreira, Coordenador do Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, trará para a Aula Magna a pesquisa de seu pós-doutoramento, focando a trajetória de Aurélio Viríssimo de Bittencourt,   nascido em Jaguarão e que teve importante militância política junto ao Partido Republicano Riograndense, em Porto Alegre. 

José Iran Ribeiro, professor do Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, irá abordar na Aula Magna, a sua pesquisa de doutorado, recentemente destacada com o Prêmio de Pesquisa do Arquivo Nacional. Dialogará a respeito da trajetória de Francisco Pedro de Abreu, o Moringue, traçando as mobilizações militares na região sul no século XIX.

Ambos os professores também ministrarão uma Oficina a ser realizada no dia 13 de novembro, às 09 hs,  no prédio da UNIPAMPA Campus Jaguarão.

A entrada para os dois eventos é gratuita.


Francisco Pedro de Abreu, de Moringue a barão do Jacuí: gênese do líder das Califórnias - José Iran Ribeiro – UFSM

Fragmentos de um negro enredo: Burocracia, devoção e identidade na trajetória de um indivíduo pardo (Aurélio Viríssimo de Bittencourt, Jaguarão / 1849, Porto Alegre / 1919)
Paulo Roberto Staudt Moreira - UNISINOS

Local: Auditório da UNIPAMPA / Campus Jaguarão
Dia 12 de novembro às 19hs
Entrada Gratuita

Oficina “Pensando e Construindo Pesquisa em História” – Dia 13 de novembro às 09hs no Campus Jaguarão UNIPAMPA – Entrada Gratuita


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...