quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pessoas que marcam uma cidade

Desfile da SAC abre o Carnaval na sexta-feira

De vez em quando fico pensando nas coisas de minha cidade. Dos eventos, das situações interessantes. E começo a observar que em muitos acontecimentos que viraram tradição, acabamos identificando pessoas que foram muitas vezes "pivôs" para que eles se propagassem. Acho importante reverenciá-las. Eu costumo chamar estas de "pessoas estrela". Pois passam por algum lugar e deixam marcas iluminadas. Claro que, em geral, grandes coisas não se faz sozinho, mas com certeza estas coisas não saem do papel se alguém não se proponha a dar o "pontapé" e dizer "vamos".

A partir daí, vou citar dois exemplos daqui da região do Rio Jaguarão, que me traz à mente uma pessoa que teve participação fundamental para que estes eventos surgissem e se tornassem o que são hoje.

Começamos então por aquele que se transformou na Abertura Oficial do Carnaval de Jaguarão. O desfile da SAC, Sociedade Amigos do Coronel, idealizada pelos filhos do "Coronel Lima" e amigos, no comecinho dos anos 80. O coronel Lima, ou Major Lima como o conhecia na época, foi meu professor de Matemática Financeira, aliás fantástico professor. De uma simples brincadeira, uma "Rainha das Piscinas", só que com homens vestidos de mulheres, se transformou nesta imensa festa que acontece todos os anos na sexta de carnaval. Já o outro evento vai aparecer por volta de 2005, no Balneário Lago Merin (aqui no lado Uruguaio) com uma festa na casa de um dos filhos do "Coronel Lima", que pela envergadura que foi alcançando, passou a ser organizada em outros locais bem como a participação de outros grupos, além dos "vecinos del Lago", também o Poder Público. Hoje tornou-se, nada menos, que a abertura da temporada de verão na Lagoa. Para quem acompanha vai perceber uma multidão que desfila pela principal rua do Balneário, muita música e com direito a vários Shows, que começam bem cedo e vara a madrugada. Trata-se do Luau no Balneário Lago Merin, aqui do lado uruguaio.

Para aqueles leitores que conseguem visualizar estes dois acontecimentos, não tenho dúvida que vem logo à mente a figura do amigo Kiko Lima. Este nosso conterrâneo esteve na articulação e criação destes dois eventos que "simplesmente" abrem dois grandes acontecimentos da região: O carnaval de Jaguarão e a Temporada de Verão no Lago Mirim. E tem outro, tão significativo como os citados. A limpeza anual do Rio Jaguarão organizada em conjunto com o Rotary e voluntários. 

Assim, aproveitei este espaço do Gente Fronteiriça para agradecer e reverenciar esta simples e grande personalidade da fronteira: Francisco "Kiko" Lima.

Carlos José A. Machado (Prof. Maninho)

Publicado na Coluna Gente Fronteiriça do Jornal Fronteira Meridional em 23/10/2013 


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...