quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Calhandra de Ouro da 38ª Califórnia da Canção Nativa do RS vem para Jaguarão com Martim César


38ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, de Uruguaiana, encerrou a sua programação na noite deste domingo, (7), no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. A grande vencedora do maior festival de música nativista do Estado, que recebeu o Troféu Calhandra de Ouro, foi a canção O Homem Dentro do Espelho. A letra é de Martim César. Música Pedro Guerra.

 

A interpretação foi de Guerra Pimental e Cassiano Mendes. A vencedora também recebeu as premiações como melhor arranjo, melhor melodia, melhor letra, canção inédita e melhor música linha livre.

Das 18 composições que participaram do evento, 12 foram escolhidas pela Comissão Julgadora para participarem da final, dividida em três linhas: Campeira, Manifestação Riograndense e Livre. O vencedor da Calhandra de Ouro é responsável pela integridade do troféu até o momento do próximo concurso, onde fará a sua entrega e, simultaneamente, receberá uma réplica do troféu Calhandra de Ouro.

O presidente da 38ª Califórnia da Canção Nativa, Luis Carlos Stabile, declarou emocionado “estamos com o coração satisfeito, com um acolhimento muito grande dos participantes. Podemos dizer muito obrigada Uruguaiana, com muita gente nova, um conjunto de gerações fazendo a nova história, neste palco é sedutor, o fato de ter sido pioneiro continua dando qualidade.”

As apresentações de hoje à noite, (7), foi com o uruguaianense Felipe Azevedo & Trio com o show “Tamburilhando Canções” e do cantor, compositor e acordeonista, Luiz Carlos Borges.
Resultado da 38ª Califórnia da Canção Nativa do RS

A Comissão Organizadora enquadrou as composições em três linhas distintas:
MELHOR MÚSICA DA LINHA CAMPEIRA: FLORZITA DE CAMPO ABERTO
MELHOR MÚSICA LINHA DE MANIFESTAÇÃO RIO-GRANDENSE: Piratas da Chalana
MELHOR MÚSICA DA LINHA LIVRE: O Homem Dentro do Espelho.

Os prêmios instituídos em forma de troféus são:
CALHANDRA DE OURO (troféu máximo do evento, trabalho do artista Paulo Ruschel doado pela Ordem dos Musicos do Brasil, aos autores da canção vencedora): O Homem Dentro do Espelho.

PAULO RUSCHEL (criado pelo artista e doado por sua família ao vencedor do Festival): O Homem Dentro do Espelho.

JOÃO DA CUNHA VARGAS (criado por Glênio Fagundes, destinado ao vencedor da Linha Campeira): FLORZITA DE CAMPO ABERTO

VITÓRIA (criado por Vasco Prado e oferecido ao vencedor da Linha Manifestação Riograndense): Piratas da Chalana

OSMAR MELETTI (oferecido ao vencedor da Linha Livre): O Homem Dentro do Espelho.
CÉSAR PASSARINHO (criação do artista plástico Ubirajara Constant, oferecido pela Prefeitura de Uruguaiana ao melhor intérprete): Kiko Goulart

APPARÍCIO SILVA RILLO (criação de Rossini Rodrigues, oferecido pela família Rillo ao autor da melhor letra): O Homem Dentro do Espelho.

QUERO-QUERO (música vencedora pelo voto popular): NAS MUNHECAS DA CATALA

TELA DO ARTISTA BEREGA (oferecido pela família Crespo Beheregaray para o autor da Melhor Melodia):O Homem Dentro do Espelho.

A Comissão Julgadora também escolhe:
MELHOR INTÉRPRETE: Kiko Goulart
MELHOR INSTRUMENTISTA: Rodrigo Maia
MELHOR ARRANJO: O Homem Dentro do Espelho.
MELHOR ARRANJO VOCAL: Xote do Tempo Perdido

MELHOR CONJUNTO INSTRUMENTAL: Pepe Caravana
MELHOR LETRA: O Homem Dentro do Espelho.
MELHOR MELODIA: O Homem Dentro do Espelho.
CANÇÃO INÉDITA: O Homem Dentro do Espelho.
POPULAR: NAS MUNHECAS DA CATALA

PROGRAMA GALPÃO CRIOULO ENTREGA O TROFÉU ORIGENS PARA HOMENAGEAR O DESTAQUE DO FESTIVAL

A RBS TV e o programa Galpão Crioulo entregam na 38ª Califórnia da Canção Nativa o Troféu Origens -Destaque dos Festivais Nativistas. Essa premiação surge a partir do desejo do Programa Galpão Crioulo de estar perto da produção da música regional e valorizar os festivais Nativistas que há mais de quatro décadas realizam esse circuito artistico-musical do Rio Grande do Sul. A escolha do vencedor foi feita pela Comissão de Jurados do Festival. O vencedor do Troféu Destaque foi Piratas de Chalana.

           http://jaguarao.net


Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...