sábado, 6 de dezembro de 2014

Os Anos de Chumbo em Pedro e os Lobos


 Vai chegando ao final mais uma Feira Binacional do Livro em Jaguarão. Aqui vai uma dica literária da Confraria. 

Conheça os Anos de Chumbo em todos os seus detalhes e sempre narrados pela ótica da guerrilha no livro Pedro e os Lobos de João Roberto Laque.

"Esta é uma biografia que eu queria ter escrito"
 Fernando  Morais (Olga, Chateau, o rei do Brasil) 

Você sabia que existiu um tresloucado movimento guerrilheiro chamado Guerrilha de Três Passos e que a Guerrilha de Caparaó foi um retumbante fracasso da esquerda armada em Minas?

Que muitas das ações armadas foram verdadeiras cenas de comédia, cheias de desencontros e trapalhadas? Ou que um dos maiores mistérios deste período é o desaparecimento do ex-sargento do Exército e líder da VPR Onofre Pinto?

Pelo menos, você sabe quem foi Pedro Lobo de Oliveira? Então, leia Pedro e os Lobos.

No livro estão, a renúncia de Jânio, a posse de Jango, o golpe de 1964 e a resistência armada, com destaque para a origem das organizações clandestinas e um completo relato de seus atentados a bomba, assaltos a banco e sequestros de diplomatas estrangeiros.

Pelas 640 paginas de Pedro e os Lobos vão esmiuçados ainda os bastidores do poder, a edição do AI-5, a tortura imposta pela repressão política, a luta pela anistia, as greves do ABC e a redemocratização do Brasil.

De quebra, ao longo do livro está a vida louca de Pedro Lobo de Oliveira, um ex-sargento obstinado que largou tudo para mergulhar de cabeça no caldeirão fumegante da guerrilha.

Companheiro do lendário capitão Carlos Lamarca, Pedro assalta bancos, invade hospitais militares, explode quartéis e fuzila, para comemorar o aniversário da morte de Che Guevara, um capitão norte-americano que havia se tornado herói de guerra no Vietnã.

A obra gerou um documentário que está sendo filmado e foi considerada um dos cinco melhores lançamentos na categoria livro-reportagem pelo júri do Prêmio Jabuti 2011.

João R. Laque, Fernando Morais e Pedro Lobo - 3ª Bienal do Livro de S. J. dos Campos

Se você não encontrar Pedro e os Lobos nas Bancas da Feira do Livro peça seu exemplar diretamente pelo e-mail  laque@ibest.com.br 

Aproveite a superpromoção com 40% de desconto e dedicatória do autor
 

Neste Natal, faça um elogio a quem você gosta:
DÊ UM LIVRO DE PRESENTE
 

Nenhum comentário:

Clandestino - Gilberto Isquierdo e Said Baja

  Assim como o Said, milhares de palestinos tiveram de deixar seu país buscando refúgio em outros lugares do mundo. Radicado nesta fronteir...